“MEMBRO DE UMA LOJA MAÇÔNICA”
Ser Membro de uma Loja significa associar-se a ela e participar das suas atividades, usufruindo direitos e cumprindo deveres. Certas correntes interpretam que, após a Iniciação, o maçom já deve ser considerado membro da Loja em que foi Iniciado; outras, que essa faculdade somente se adquire após a exaltação ao terceiro grau, ou seja, o mestrado.
Membro ativo é o maçom que frequenta assiduamente a Loja e cumpre com as obrigações estatutárias.
Membro correspondente significa o membro ou sócio que é desobrigado de frequência e demais deveres estatutários; que, atingindo o direito de EMÉRITO/ PROVECTO, está dispensado de cumprir com as obrigações rotineiras e goza de privilégios pelo desempenho que teve durante anos de sua vida maçônica; é um título honorífico.
Membro honorário é a honraria que uma Loja maçônica faz a um maçom que não pertence ao seu quadro mas que colaborou para o crescimento da Loja ou em atividades genéricas da ordem.
Membro adormecido é o maçom que deixa de frequentar a Loja, licenciado ou eliminado, com a chance de sempre poder retornar à frequência.
Toda associação conta a presença assídua de seus associados. É dever do maçom dar assistência à sua associação sob pena de enfraquecê-la e até adormecê-la.
Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino, – 6. Ed. – São Paulo. Madras, 2014.
0 comentário